Minimalismo, a simplicidade na web
Publicado em , por DanieleVSilva , na categoria Elementos e técnicas, WebdesignO minimalismo é sinônimo de simplicidade. Eu poderia muito bem chamar esse artigo de “a simplicidade na web” mas vamos usar os nomes corretos.
O termo Minimalismo surgiu no Sec. XX para determinar uma série de movimentos artísticos e culturais que percorreram diversos momentos e que preocuparam-se em se exprimir através de seus mais fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música.
Pode parecer contraditório, mas desenvolver um site minimalista é muito complicado pois é necessário saber aplicar e administrar essa simplicidade.
Como disse no paragrafo anterior, o minimalismo deve ter uma extrutura “muito fácil” ou ao menos “não muito complicada”.
Para entendermos melhor, o estilo minimalista está diretamente relacionado a usabilidade, quanto mais complexa a extrutura de um menu menos ele é usável. Isso nos faz perceber que quem desenvolve num estilo minimalista não da muita importancia a “como” o site é visualizado, eles valorizam mesmo a facilidade de se encontrar a informação evitando que o visitante se distraía com elementos secundários no caminho.
O importante nesse conceito é concentra-se no que é “familar” ao visitante, com o mínimo de ousadia e inovação.
Quanto maior a capacidade de eliminar elementos secundários de um site, maiores as chances de atraír a atenção dos visitantes para a informação e conteúdo oferecidos
O desenvolvedor precisa ter muito bom senso para selecionar os elementos mais importantes para colocá-los em evidência. Além disso a distribuíção dos espaços devem ser muito precisas dando destaque aos itens mais relevantes, e mantendo o menu sempre visivel.
Para mim, o minimalismo é atrente por muitas razões: ele é facil de navegar, consequentemente a informação é simples de ser encontrada e por isso a navegação se torna precisa e rápida, e eu sou uma excessivamente impaciente.
Em fim, O minimalismo pode ser simples e bonito, e é perfeito para um mundo tão ocupado como o nosso.
Veja a seguir alguns exemplos de sites que considero minimalistas. Fique claro que alguns deles possuem elementos secundários que eu considero irrelevantes e pouco prejudicias a navegação, algumas pessoas poderiam excluí-los dessa lista mas nesse caso é uma questão de opinião.
Olá Alexander, parabéns pelo site. A combinação de cores ficou de muito bom gosto.
Obrigada
oi, o artigo é bom, principalmente para iniciantes como eu, “facilitar a vida de visitantes em um site” é meu legado….
Olá, tudo bem? Obrigado por ter citado meu portfólio em duas situações, fico feliz em saber que tanta dedicação acaba sempre tendo resultado. Gostei do seu blog, parabéns pelo conteúdo.
Rudalov
Ouço na Oi FM um espaço chamado minimalismo onde são feitas observações sobre os pequenos detalhes do cotidiano que passam despercebidos pelo excesso de informações a que estamos expostos. Ao pesquisar no Google sobre o assunto descobri este espaço, e pude entender melhor o conceito de minimalismo. Obrigado.
Além do que nos dias de hoje, minimalismo tornou-se um estilo de vida, que aumenta, e muita, a produtividade pessoal. Acho perfeitamente poss
sim m responde minimalista é um estilo d se vestir.
Ah Demetrius, muito legal o site da sua agência! Parabéns!
Eu já andei dando uma olhada nesse artigo do imasters, vou até linkar ele aqui 🙂
Olá Daniele, parabéns pelo site. A combinação de cores ficou de muito bom gosto.
Sucessos!
Portfólio plz… não portifólio
Olá Daniele,
Obrigado pela indicação 😉
Nossa tá lindo o seu site.
Até me assustei quando entrei 😮
O meu é tão bagunçado, me dá umas dicas.
Que bacana Daniele…. gostei muito de ver meu site nos exemplos de Minimalismo.
Desconhecia seu blog, mas achei muito bacana. Começarei a acompanhar seus artigos.
Trabalho também focado nos padrões web, usabilidade e acessibilidade.
Vou deixar minha contribuição sobre o assunto sobre minimalismo:
http://www.imasters.com.br/artigo/4271/teoria/minimalismo/
Conheça o site da minha agência: http://www.teamdesign.com.br
Abraço
Olha só:
Daniele Viana no Stylecrunch. Parabéns! Já dei meu voto 😉
Eu já estava insatisfeito com meu layout. Agora, após ler seu post, estou com vergonha 🙁
hehehe. Qd eu tiver um tempo eu corrijo.
Ótimo texto.