Daniele V Silva - Webdesigner, desenvolvedor front-end, programador de interfaces, Gerente de projetos web, consultora e freelancer

Cookers :) – Brannan

O Roxo- Uma breve analise das cores

Publicado em , por , na categoria Uso das Cores, Webdesign

O roxo combina a estabilidade do azul frio com a energia de vermelho quente, dois opostos muito fortes, por isso tem propriedades tanto quentes quanto frias: roxos avermelhados são quentes enquanto roxos mais azulados são frios.
É sempre associado a realeza. Simboliza poder, nobreza, luxo, e ambição.
Transporta riqueza e extravagância.
É a cor da sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério, e magia.

De acordo com pesquisas, quase 75 por cento de crianças pré-adolescentes preferem púrpura a todas as outras cores, provavelmente por sua urgência em se expressar, em aparecer, por essa situação em que o ambiente normalmente não combina com o desejo de se mover livremente em todas as direções sem as regras de comportamento impostas.

É a cor ideal para incentivar a criatividade e a imaginação, mas seu excesso pode causar apatia.

O púrpura é uma cor muito rara na natureza e por isso algumas pessoas consideram ser artificial mas ela tem um lugar especial, é o púrpura da alfazema, das orquídeas e das violetas.

O púrpura representa o meio entre o céu e a terra, entre paixão e inteligência, entre amor e sabedoria.

Roxo x Violeta

Muitas pessoas se confundem com os termos Púrpura, roxo e violeta. Roxo ou Púrpura se referem a todo o conjunto de cores que derivam da combinação de azul e vermelho, enquanto que o violeta corresponde a apenas um tom dos outros dois.

A cultura do Roxo

  • No contexto ocidental, é a cor da nobreza e da inveja
  • No esoterismo é a cor da iniciação
  • Na Tailandia é a cor das viúvas.
  • No catolicismo é a cor usada pelos bispos e por alguns padres durante a quaresma simboliza também a penitencia.
  • No poker, as fichas roxas correspondem tradicionalmente à 500$
  • O “Purple Heart” é uma medalha militar americana

História

Na idade antiga, o roxo foi símbolo de riqueza, pois derivava de um molusco do mar mediterrâneo, o púrpura haemostoma (em inglês Tyrian purple) que deu origem ao nome da cor. Esse molusco chegava a custar mais do que o ouro em algumas regiões e por isso o pigmento custava muito caro, só os nobres o conseguiam. Ele foi sem dúvida o corante mais caro da história.

É um dos pigmentos mais antigos já registrados. Foi usado por Alexandre o Grande nas audiências como senhor do Império macedonio, por reis do Egito antigo e até por Cleópatra

Curiosidades

Nos anos 60, foi criada uma mistura de pigmentos florescentes magentas e azuis que resultaram numa espécie de roxo florescente que era muito usado em pinturas psicodélicas em fundo preto. Esse tom de púrpura foi muito popular entre os hippies e era a cor favorita de Jimi Hendrix, por isso ganhou o nome de Púrpura ou Roxo Psicodélico.

O uso do Púrpura

O tom do fundo não precisa necessariamente ser púrpura, basta ser escuro e trabalhado com gradientes de púrpura mais azulado para obtermos um ar de nobreza. É uma idéia muito boa trabalhar o púrpura em um projeto imobiliário pois nosso inconsciente associa a cor imediatamente a imponência. Mas existe um perigo aí: o púrpura muito vivo é a cor da luxúria e do desejo e por isso pode ser associada a algo que está além de nosso alcance ou poder aquisitivo. Não é o caso desse projeto, o tom mais azulado deixa um ar nobre, ainda mais com a adição do dourado e o aspecto fosco causa conforto e torna o ambiente aconchegante, parabéns ao desenvolvedor.

Um púrpura bem escuro (berinjela) com um marrom claro ou bege é uma combinação conservadora com um toque de mistério que o púrpura adiciona. Pode ser uma combinação muito boa para empresas que desejam ativar a curiosidade a cerca de um produto novo inédito no mercado. Mas é preciso ter cuidado tons de púrpura mais claros que o berinjela podem deixar um toque feminino.

TemplatemonsterRoxo com verde é perfeito quando falamos de jóias e pedras preciosas. Verde é a cor da esmeralda, cor do dinheiro, púrpura é a cor da riqueza, essa combinação se torna bem apelativa nesse sentido. Mas cuidado pois também é a cor da futilidade e da luxúria.

Púrpuras mais claros trazem delicadeza e romantismo

Púrpuras leves evocam sentimentos românticos e nostálgicos, principalmente quando acompanhados de rosas. Púrpura escuro evoca melancolia e sentimentos tristes. Pode causar frustração.

Teoria

Se traçarmos uma linha reta para colocar as cores em ordem de percepção, o púrpura estará no limite, ou seja, é a ultima variação de cor perceptível para o olho humano. Depois dela, como o próprio nome diz, nós temos o ultra-violeta, que não é visível. O a cor magenta usada na impressão CMYK está na familia do púrpura, mas a maioria das pessoas associa ao púrpura apenas os tons mais azulados.

Paletas de cores – Sugestões

JewelryPurples and bluespurples and begepurples and pinks

Exemplos de Uso

26 thoughts on “O Roxo- Uma breve analise das cores”

  1. Camila Duzzi disse:

    Preciso de um sapato roxo q combine com meu buque de astromelias e rosas colombianas roxa.me ajuda .na cor no sapato tdo…

  2. marlon pessoa disse:

    Olá!!
    sou designer recém-formado(técnico),e ainda desenvolvendo habilidades!
    Adorei sua página e como trata os assuntos de forma completa.Fantástico!!
    Claro,já é minha Favorita na barra do meu pc!
    Parabens pelo trabalho!!Estou deslumbrado com tantas dicas do qual estou precisando muito!!

  3. Luiz Tonus disse:

    Olá Daniele,

    Meus Parabéns pelo ótimo post e obrigadão por colocar meu site nos exemplos 🙂

    Um abração!

  4. janes disse:

    ola! querida queria muito uam opiniao fui convidada pra ir ao casamento meu vestido é roxo bem escuro,mas nao sei que cor pode ser minha sandalia ou sapato?vc pode mi dar uma dica?espero q sim bjim

  5. Silvia disse:

    Qual a fonte dessa teoria? Você poderia me passar?
    Obrigada!

    1. Swapnil disse:

      disse:Following researching a few of the blog site blpogosts on your web page now, i truly as if your tactic regarding blogging. I book-marked it in order to my own take a note of internet site listing and can become checking back again before long. Pls test my website because effectively as well as let me know how you feel.

  6. Jéssica Batista disse:

    Olá Dani, Estou desesperada Amiga! Quero pintar a Cor da Parede da sala da minha CAsa de Lilas, e Roxo.
    Mas não encontro em site nenhum, e nem escrevendo no google a cor da parede. Assim fika dificil eu ter uma noção.
    Vc pode me ajudar…?? ME mande por Email fotos de sala de estar Roxo ou lilás…???

    Grata desde já.
    msn: jeskabatista@hotmail.com

  7. áh, meu nome é Jéssica Batista! ..rs disse:

    ..rsrs

  8. Olá Danielle, disse:

    Olá Dani, Estou desesperada Amiga! Quero pintar a Cor da Parede da sala da minha CAsa de Lilas, e Roxo.
    Mas não encontro em site nenhum, e nem escrevendo no google a cor da parede. Assim fika dificil eu ter uma noção.
    Vc pode me ajudar…?? ME mande por Email fotos de sala de estar Roxo ou lilás…??

    Grata desde já.
    msn: jeskabatista@hotmail.com

  9. Lilian Leitao disse:

    Olá. Muito legal seu site. Gostaria de uma dica. Pintei uma parede da sala de roxo, muito elegante, bem fechado. As demais paredes sao brancas. Comprei objetos roxos e purpura (almofadas, puff, vasos de vidro e acrilico) brincando com as variaçoes dessas cores e ficou muito harmonioso. Minhas cadeiras da mesa de jantar são de verde azeitona. Não digo que seria a melhor escolha mas ja as possuia e tb tenho uma luminária da mesma cor. Como meu sofa é caqui acinzentado. Comecei a achar tudo muito frio: roxos, branco, caqui cinza e azeitona claro. Achei interessante incluir objetos e uma manta vermelho sangue, (num tom quente e nao frio do vinho). Estou percorrendo um bom caminho? obrigada!

  10. Guilherme O.Mattos disse:

    Ótima aula de roxo!

  11. karoline disse:

    adorei a parte do roxo

  12. alexandre disse:

    otimo site
    otimas dicas.
    Estou lendo e salvando tudo aqui em meu pc.

    Muito obrigado.

  13. arisa disse:

    uma bosta

  14. artur meireles pinto disse:

    Tenho 47 anos de idade, sou residente na cidade do Porto, e estou muito empenhado em construir o meu porffólio com caractristicas avaliativas para o processo de novas oportunidades ao nivel do secundário.
    Estou certo que vou ter muitas dificuldades em construir algo de bom. contudo, irei aproveitar algumas dicas do seu trabalho, algo de maravilhoso.
    obrigada!!!!!
    Artur
    Responder…………

  15. Herbertt Diniz disse:

    Olá Daniele! parabéns pelo seu blog! sou desenvolvedor de software e tenho bastante dificuldade na hora de fazer o Design das minhas aplicações, mas confesso que tenho melhorado bastante vendo suas aulas!!!
    Obrigado!!!

  16. Julia Valeria G Esteves disse:

    CARACA!

    Você salvou minha vida, seu site está nos favoritos e você já uma das minhas melhores referências….ótimo trabalho! Continue escrevendo!

  17. Confesso que tem tempo que não encontro um blog tõ interessante. E de fato bem diagramado. Parabéns!

  18. Thiago Couto disse:

    Olá Dani, tudo bem?
    Vi que voce trabalhou 3anos com acessibilidade especificamente com deficientes visuais. Que softwares voce usou?
    Voce usa navegacao por teclas de atalho?

    Estou tornando o site http://www.mauriciodenassau.edu.br acessivel, ele segue os padroes web, apesar de ser navegavel por deficientes visuais, o site é muito grande, o que torna a navegacao dificil, entao fiz um menu de teclas de atalho logo no inicio do site dentor de um para ser localizado logo com a navegacao tab :S O que acha disso?

  19. Anibal Sólon disse:

    Ótimo post, é bom ler algo assim sobre as cores que seja mais do que “tal cor ‘significa’ tal coisa”. E ainda o n

  20. Mari Silva disse:

    Olá, conheci esse seu cantinho há 2 meses e, entrou nos meus favoritos na hora, tenho no meu micro a pasta 18.218.219.63, onde guardo todas as suas AULAS.
    Esses dias estava lendo o livro A Cor Púpura de Alice Walker e, quis entender melhor que cor é essa, surpresa e muita felicidade quando vi que sua atualização no Uso das cores na web, era exatamente O Púrpura.
    Venci minha vergonha de fazer um comentário e, aqui estou eu.
    Parabéns pelos trabalhos maravilhosos e obrigada, pela generosidade de compartilhar com todos seus conhecimentos.

    Nossa! Ficou gigante. Perdoe-me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sb_ads_1